O derrame papilar é a saída de secreção pelo mamilo, essa secreção pode ser caracterizada com a produção normal do leite ou como derrame papilar fisiológico.
Felizmente, a maioria das descargas papilares são benignas, o principal objetivo no manejo do paciente com queixa de descarga papilar é a diferença entre derrame papilar benigno e derrame papilar com característica malignas.
Vamos entender melhor sobre eles?
▪️Derrame por lactação: durante a gravidez, as glândulas mamárias desenvolvem e produzem o leite como resposta a sucção do bebê.
▪️Galactorréia: é definida como a secreção não patológica e não relacionada com a gestação ou amamentação, envolve múltiplos ductos mamários e pode apresentar coloração branca ou clara.
▪️Derrame papilar suspeito: A secreção de outros conteúdos que não o leite pode ocorrer devido a processos patológicos nas mamas. Assim, no derrame papilar suspeito, a secreção comumente é unilateral e localizada apenas em um ducto. E mais, é persistente e espontânea, podendo se manifestar com coloração serosa (clara/amarelada), sanguínea ou serosanguínea.
A melhor forma de tratar o derrame papilar é se consultando com um mastologista para uma avaliação correta!